Wednesday, 9 February 2011

"Wicked Lovely - Tatuagem", Melissa Marr

Título Original: Ink Exchange (2008)
Autor: Melissa Marr
Editora: Saída de Emergência
Nº Páginas: 243
ISBN: 978-989-637-303-0
Género: Literatura Fantástica, Fantasia Urbana

Sinopse: "Leslie, de dezassete anos, não sabe nada sobre fadas nem sobre as suas lutas obscuras pelo poder. Quando se sente atraída por uma tatuagem estranhamente bela, só sabe que tem de a ter, convencendo-se de ter encontrado um símbolo tangível das mudanças de que precisa desesperadamente na sua vida. A tatuagem traz mesmo mudanças - não do tipo que Leslie sonhou, mas mudanças sinistras e irresistíveis, que ligam Leslie a Irial, um rei das fadas tenebroso e temível que luta pela alma da sua corte. Aos poucos, Leslie é arrastada cada vez mais para dentro do mundo feérico, incapaz de resistir ao seu fascínio e de compreender os seus perigos... Melissa Marr dá seguimento aos seus contos de Fadas numa história sombria e arrebatadora de tentação e consequências, e de heroísmo quando menos se espera."

Opinião: Leslie, uma rapariga normal de dezassete anos, decide, finalmente, fazer uma tatuagem. Com o desenho marcado no corpo, Leslie vê a oportunidade de encontrar uma nova liberdade, de encontrar um início novo depois de sofrer horrores às mãos dos "amigos" do irmão. Na loja de Rabbit (ou "Coelhinho", como Irial o trata), depois de uma longa procura, a jovem sente-se atraída por uma tatuagem - uma bela e elaborada tatuagem com um olhar demasiado fascinante.

O que Leslie não sabia é que a tatuagem  lhe traria mesmo mudanças para a sua vida - mas não as mudanças desejadas pela jovem. A tinta pintada no seu corpo cria uma ligação com o rei da Corte das Tevras, Irial, que precisa de poder num mundo, em que a Corte do Inverno e a Corte do Verão, após a ascensão dos novos reis, criaram uma forte aliança.  Leslie vê-se arrastada para o Mundo das desonestas e maldosas fadas, sem compreender o quão perigoso este é.

Nesta nova aventura, as personagens principais como Aislinn, Seth e Keenan, passam para segundo plano - mas tendo um papel algo importante nos eventos -, dando lugar a personagens como Leslie, Niall e Irial.

A primeira vez que tivemos contacto com Leslie, a protagonista deste livro, foi em "Wicked Lovely - Amores Rebeldes". Leslie era uma das amigas de Aislinn. Apesar de não ter gostado das amigas da Rainha do Verão, foi fácil simpatizar com Leslie - uma rapariga em sofrimento, a viver num ambiente familiar horrível após a partida da mãe. Não é uma protagonista forte, mas a fragilidade de Leslie torna-a mais real.    

Também conhecemos Niall no primeiro livro, como o fiel conselheiro de Kennan. Desta vez, a pedido de Aislinn, Niall protege Leslie sem a mortal saber, tendo a certeza que nenhuma fada lhe faz mal. A tarefa de Niall, não é facilitada, devido aos sentimentos que nutre por Leslie e ao aparecimento de Irial - que também não se sente indiferente a Leslie, e não é apenas por causa do laço criado entre eles através da tatuagem. O Rei das Trevas quase destronava Seth para se tornar a minha personagem preferida. Gostei imenso como a escritora escreveu Irial e lhe ofereceu diferentes facetas.  

Este livro é mais negro do que o primeiro da escritora. O ambiente envolvente não é tão leve como em "Amores Rebeldes", com temas mais adultos e obscuros. Sempre que julgamos que nada pior pode acontecer no enredo, o inesperado acontece!  

Gostei bastante da obra - apesar de ter gostado um pouquinho mais da primeira -, mas por vezes achei que a longa descrição das emoções roubavam páginas e páginas ao livro, quando estas páginas podiam ter sido usadas para contar, com uma maior profundidade, as histórias das personagens - queria saber um pouco mais sobre a estranha amizade entre Niall e Irial, acho que havia muito para ser explorado sobre o passado destas duas personagens.  

Para concluir, desejo imenso poder ler o próximo livro da saga, focado, mais uma vez, em Aislinn e Seth, de título "Frágil Eternidade".  

0 comments:

Post a Comment