Friday, 29 April 2011

"A Rapariga do Capuz Vermelho", Sarah Blackley-Carwright e David Lesley Johnson

"ACREDITA NA LENDA. CUIDADO COM O LOBO."
"Uma lenda arrepiante. Uma amor invencível."
"QUEM TEM MEDO DO LOBO?"

Título Original: Red Riding Hood (2011)
Autores: Sarah Blackley-Carwright, David Lesley Johnson
Editora: Editora Objectiva
Nº Páginas: 240
ISBN: 978-989-672-078-0
Género: Literatura Fantástica 

Sinopse: "O coração de Valerie está dividido. Os pais querem que ela case com Henry, o filho do ferreiro, um rapaz gentil. Mas Valerie está apaixonada por Peter, um jovem lenhador de espírito independente e misterioso. O mundo está contra eles, mas os dois jovens apaixonados não imaginam viver um sem o outro e estão dispostos a lutar por isso.
Tudo muda quando a irmã mais velha de Valerie aparece morta. Suspeita-se do Lobo, uma criatura temível que assombra a floresta em redor da aldeia. É com horror que os habitantes da aldeia descobrem que durante o dia o Lobo assume forma humana e pode ser qualquer um deles. O perigo está à espreita e ninguém está a salvo.
As vítimas do Lobo não param de aumentar e Valerie começa a suspeitar que o Lobo pode ser uma pessoa muito próxima de si. Ela é a única que consegue ouvir a voz da criatura. E a mensagem do Lobo é muito clara: se Valerie não se render antes de a lua de sangue desaparecer do céu, todos os que ela ama morrerão."

Opinião: Valerie é uma jovem rapariga que vê o seu Mundo ruir com a chegada da Lua de Sangue. Nesse dia reencontra Peter, um velho amigo de infância porque quem ainda nutre sentimentos correspondidos pelo jovem lenhador. Ambos fazem planos para fugir juntos, afastando Valeria de um casamento indesejado com Henry. Contudo os  planos dos jovens mudam quando ouvem o sino soar quatro vezes. Valerie descobre que Lucie, a sua doce irmã, foi a vítima do Lobo. Uma onda de medo instala-se na pequena aldeia e a chegada do padre Solomon   planta a semente da desconfiança, quando anuncia que o Lobo pode ser qualquer um dos habitantes.     

Escrito por Sarah Blackley-Cartwright e baseado no argumento de David Lesley Jonhson, este deve ser o primeiro livro que li baseado no argumento de um filme. Na maioria da vezes os argumentos são baseados nestes nossos grandes amiguinhos, e não o contrário.   

Ainda não vi o filme - portanto não posso dizer o quão fiel a escritora foi  -, mas rendi-me a esta história reinventada do Capuchinho Vermelho e mal posso esperar pela oportunidade de ir ao cinema saber se o livro faz justiça à versão cinematográfica. 

Foi uma leitura arrebatadora até ao último capítulo - foram tantas reviravoltas e os segredos desvendandos ao longo das páginas!!!! Apenas no último capítulo descobrimos quem é o Lobo - e mais não escrevo para não partilhar spoilers e arruinar a surpresa.  

Apenas houve um senão. Eu sei que o filme ainda não havia estreado no grande ecrã quando conclui a leitura, mas não havia necessidade de publicar o último capítulo na internet e fazer-nos esperar quase uma semana para saber o final. E além da "longa" espera e da expectativa, achei que o último capítulo dexou algo algo a desejar.  O final foi algo "bittersweet". Para mim devia ter sido um pouco mais rebuscado. Contudo não deixo de recomendar a sua leitura.

1 comment

  1. Adorei este livro, fazia muito tempo que não lia um livrinho de fantasia assim;)
    Beijocas
    Boa leitura;)

    ReplyDelete

© My Lovely Secret. Made with love by The Dutch Lady Designs.