Pages

Monday, 9 May 2011

"Beijo do Ferro", Patricia Briggs


Título Original: Iron Kissed (2008)
Autor: Patricia Briggs
Editora: Saída de Emergência
Nº Páginas: 261
ISBN: 978-989-637-334-4
Género: Fantasia Urbana

Sinopse: "Mercy Thompson é mecânica de automóveis e uma rapariga tão bela quanto independente. O seu segredo? Consegue mudar de forma. A sua perdição? Não consegue mudar de lealdade. Como tal, quando o seu antigo mentor é preso por assassínio e deixado a apodrecer atrás das grades pela sua própria espécie, Mercy está disposta a arriscar a vida numa missão solitária para limpar o nome dele. Mas a sua lealdade também vai ser testada de outros lados: os lobisomens não são conhecidos pela sua paciência e, se Mercy não se decide entre os dois de quem gosta, Sam e Adam podem fazer a escolha por ela... Com enredos tortuosos, personagens inesquecíveis e uma escrita dinâmica, Patricia Briggs eleva a fantasia urbana a novos patamares de qualidade."

Opinião: "Beijo do Ferro" é o terceiro livro da série Mercy Thompson e tal como os anteriormente publicados não desilude. Quando o comecei a ler não o consegui largar. Patricia Briggs é mestre em misturar acção e emoção para escrever uma história perfeita, deixando-nos sempre a desejar mais, muito mais.

Desde que Mac entrou na sua oficina em "O Apelo da Lua" [Opinião], Mercy parece não conseguir ficar fora de sarilhos. Primeiro foram os vampiros a cobrar a sua dívida ("Vínculo de Sangue" [Opinião]), obrigando Mercy a confrontar um vampiro possuido por um poderoso demónio e a assassinar quem o havia convertido num ser dessa raça.  Agora é a vez dos seres féericos cobrarem a sua dívida e Mercy não pode recusar - não após  ter usado a "oferta" de Zee mais do que uma vez.  

Acompanhada por Zee - seu mentor e amigo - Mercy é levada à reserva dos seres féericos para tentar ajudar a encontrar o culpado pelos homicídios destas criaturas mágicas  ocorridos nos últimos tempos. O que devia ser uma tarefa simples acaba num total desastre, quando a metamorfa vê mais do que deve do Mundo féerico, acabando perigosamente envolvida com os Senhores Cinzentos (fadas poderosas e responsáveis pelos seres féericos e os seus "destinos") e Zee é preso injustamente pelas autoridades humanas. Mercy acaba por se encontrar sozinha a lutar para provar a inocência de Zee.

"Beijo do Ferro" apesar de focado nas criaturas féericas - Briggs finalmente apresenta mais detalhadamente o Mundo destes seres a quem não se pode agradecer nem confiar - não deixa de ter os lobisomens como parte central, devido à ligação de Mercy com eles desde criança.

Tal como nos livros anteriores, Mercy mantem-se aquela personagem pela qual nos apaixonamos: valente e arrojada, mas sem perder a consciência das suas limitações e fraquezas - por vezes nem se apercebe de que não é assim tão limitada, é mais forte do que pensa. Se não fosse já gostar tanto desta personagem - quem é que não gosta de Mercy Thompson? - este livro tinha-me conseguido converter. Porquê? Bem, não posso, nem quero, deixar "spoilers" nesta crítica. É melhor descobrirem por vocês mesmos.  

Em comparação às últimas entregas da escritora, o triângulo amoroso entre Samuel, Mercy e Adam tem um pouco mais de destaque (não fosse neste livro que Mercy fará a sua escolha para que Adam e Samuel não se envolvam numa luta até à morte) e saiu do segundo plano para fazer frente ao desenrolar da arriscada e mortal busca de Mercy pela verdade. Mais uma vez, para não cair na tentação de escrever algum "spoiler" apenas irei referir que Briggs escreveu maravilhosamente bem o desfecho deste triângulo amoroso -  e foi um desfecho algo surpreendente. Agora Mercy terá de aceitar a sua escolha e lutar com um dos seus maiores medos: ser controlada.     

Concluída a leitura, cheia de antecipação e expectativa fico à espera de "Cruz de Ossos" - e a cruzar os dedos para que seja publicado no final deste ano, mas caso não seja não me poderei queixar, pois a editora "Saída de Emergência" tem publicado os volumes desta saga de Fantasia Urbana com bastante frequência (por esta, e outras razões, é uma das minhas editoras preferidas).  

2 comments:

  1. Acabei do ler o 2.º e já sou fã da série; sei que o volume 3 foi polémico, vou esperar para ler! ;)



    http://a-minha-estante.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Só posso dizer que adorei o terceiro,,,e que também estou ansiosa pelo quarto (cruz de ossos).
    uma vez que esta autora e formidável pegando em pequenas referencias do primeiro livro conseguiu desenvolver dois livros fabulosos na minha opinião ainda melhores que o primeiro volume... a minha questão é quando será lançado e qual será o tema..ja falou nos lobisomens (1º volume) vampiros((2º volume) seres feericos (3ºvolume) será que é bruxaria já que citou algumas vezes ao longo deste terceiro!!?

    ReplyDelete