Monday, 23 May 2011

"União", Ally Condie

Consegues escolher entre a Perfeição e a Paixão?

Título Original: Matched (2010)
Autor: Ally Condie
Editora: Edições Gailivro
Colecção: 1001 Mundos
Nº Páginas: 293
ISBN: 978-989-557-784-2
Género: Ficção Científica

Sinopse: "Cassia sempre confiou nas escolhas dos Funcionários. É um pequeno preço a pagar por uma vida longa, um emprego perfeito, um companheiro ideal. Quando o seu melhor amigo aparece no ecrã da União, Cassia tem a certeza absoluta de que ele é o certo - até ao momento em que vê um outro rosto aparecer no ecrã, por breves instantes, antes de este ficar negro. Agora Cassia vê-se confrontada com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir - entre a perfeição e a paixão."

Opinião:  Não posso dizer que este género literário, Ficção Científica, seja um dos meus preferidos (tão raramente o leio, que apenas um livro deste género faz parte da minha lista).  Contudo este livro despertou o meu interesse para as distopias que só encontramos neste género.

As principais razãos pela quais fui atraida por este livro foram a capa - apaixonei-me pela sua simplicidade - e o book trailer [Aqui]. Depois de ler a sinopse decidi dar uma oportunidade.  E foi uma oportunidade bem dada, pois  "União" de Ally Condie foi uma surpresa inesperada.

Desde sempre, Cassia Reyes confiou nas escolhas da Sociedade. Os Funcionários escolhem o seu emprego ideal - através dos muitos testes de triagem -, escolhem o seu companheiro perfeito - atráves das característica genéticas e da personalidade. Até ao dia em que vê o rosto de Ky na microficha, que lhe foi atribuida no Banquete de União, por breves segundos em vez do de Xander - o seu melhor amigo, a sua União perfeita. A partir desse momento, a Sociedade superficialmente perfeita é posta em causa por Cassia, acabando por descobrir que a perfeição tão aclamada pelos Funcionários encontra-se longe de ser verdadeira.   

Ao longo do livro Cassia evolui: a sua maneira de pensar torna-se mais profunda e compreende finalmente que a Sociedade na qual cresceu, não é o que julgava. Esta mudança de Cassia encontra-se relacionada com Ky -   de todas as personagens Ky foi a minha preferida; tão enigmático - que a expõe ao seu Mundo, tão diferente do dela.
Como escrevi anteriormente, não leio assiduamente livros deste género,  logo não posso criticar a falta de originalidade da escritora, nem escrever sobre o suposto plágio, como tem vindo a ser apontado noutras opiniões.  

Ally Condie já conquistou mais uma fã e fico à espera do próximo livro da escritora que será publicado na versão original no primerio dia de Novembro deste ano - mal posso esperar pela continuação, pois algumas perguntas ficaram à espera de resposta.

1 comment:

  1. Conheça o novo programa de afiliados da WOOK em http://afiliados.wook.pt
    Seria um prazer contar com a presença de tão interessante blogue como nosso afiliado.

    ReplyDelete